+

REGIÃO NORTE FLUMINENSE

 

 

A agroindústria açucareira caracteriza, tradicionalmente, a Região Norte Fluminense. Nas últimas décadas, dois outros produtos – petróleo e gás natural – assumiram importante papel na economia regional, colocando-a como uma das principais regiões do Estado.

A produção do petróleo e do gás natural, extraídos da Bacia de Campos, é o principal fator de crescimento do PIB do Estado do Rio de Janeiro.

As receitas dos municípios do Norte Fluminense – principalmente de Campos dos Goytacazes, Macaé, Quissamã, São João da Barra e Carapebus - sofreram substancial aumento em decorrência do recebimento dos royalties destes produtos. Em geral, com base nestes royalties, os municípios têm realizado melhorias urbanísticas em suas jurisdições, havendo necessidade de estudos mais detalhados sobre a aplicação destes recursos, visando a maximização dos benefícios à população, até porque é preciso pensar no pós-petróleo e gás.

 

Dois municípios se destacam na Região Norte Fluminense: Campos dos Goytacazes e Macaé.

O primeiro exerce função polarizadora sobre o Norte e o Noroeste Fluminenses.

Historicamente, desenvolveu-se com a economia açucareira, fundamental na difusão do povoamento por ambas as Regiões. Ainda hoje, o cultivo da cana e a produção do açúcar/álcool se posicionam com destaque na economia do Município. Estes setores se modernizam através da mecanização e da concentração da produção em grandes unidades. No entanto, se, de um lado, este novo perfil da agroindústria contribui para aumentar a capacidade produtiva, de outro, reduz a população mantida permanentemente pela agricultura e pelas lavouras de subsistência, fazendo crescer o setor informal e a migração.

Mais da metade da população economicamente ativa encontra-se no setor terciário, que atende às populações de grande parte dos municípios do Norte e Noroeste Fluminenses.

 

 

AGRO

 

CANA DE AÇÚCAR

 

CULTURA HISTÓRICA

 

ROYALTIES

 

PETRÓLEO

 

DESENVOLVIMENTO

 


 

SUGESTÕES COMERCIAIS - CONFIRA NOSSAS PARCERIAS

Passe o mouse - Clique e Acesse - Veja o Anúncio completo

CLIQUE PARA ACESSAR O SITE OU REDE SOCIAL DO PARCEIRO ANUNCIANTE